Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/09/2016 às 13h30min - Atualizada em 30/09/2016 às 13h30min

Defesa Civil deve decretar emergência em São Félix do Araguaia

Agência da Notícia
Agência da Notícia

O município de São Félix do Araguaia (distante 1.159 km de Cuiabá) deve decretar situação de emergência nos próximos dias devido à estiagem. Seis assentamentos localizados na zona rural da cidade já estão sem água potável. O fato foi constatado durante visita técnica de uma equipe da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, no início desta semana. Além da seca, o município também vem sendo castigado com o aumento das queimadas.

Durante a visita, chefiada pelo coordenador de Resposta e Reconstrução da Defesa Civil, major BM Washington Duarte, a equipe orientou o prefeito sobre os procedimentos para decretação de emergência e debateu também as ações de resposta para minimizar o problema local.

De acordo com Duarte, se a situação de esgotamento hídrico permanecer por mais tempo, o município chegará a um colapso por desabastecimento de água na zona rural. “Essa situação já vem ocorrendo desde o início do ano com a estiagem nas lavouras e pecuária, mas neste mês se agravou ainda mais, pois chegou no estágio em que os rios e lagos estão secando e comprometendo o abastecimento de água potável para os munícipes que residem na área rural”, explica o major.

O problema já afetou os 56 alunos da escola Farandu, na zona rural, que precisou suspender as aulas devido à falta de água potável. Outro fator que contribui para a decretação de emergência são as queimadas, que continuam em ritmo intenso na localidade.

O município tem apenas um caminhão pipa em operação, o que é insuficiente para a grande demanda. Os assentamentos que estão em crise hídrica são: Dom Pedro, Carnaúba, Serra dos Magalhães, Mãe Maria, Lago de Pedra e Azulão da Gameleira.

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil integra a estrutura da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT).

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90