Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/10/2016 às 09h00min - Atualizada em 26/10/2016 às 09h00min

Projeto Ver-Sus visita Barra e discute Saúde Indígena

Araguaia Notícia
UFMT

O projeto nacional Ver-Sus, formado por universitários da área da saúde, está visitando a cidade de Barra do Garças para fazer uma vivência junto aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco a Saúde Indígena. Está prevista uma visita na reserva xavante nesta sexta-feira (27/10).

Os alunos estão alojados no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e participam de palestras e visitas para conhecer o funcionamento da rede pública. Participam acadêmicos do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Brasília, Rondonópolis, Várzea Grande, Sinop e Barra do Garças.

Esse projeto Ver-Sus é apoiado pelo Ministério da Saúde, Associação Rede Unida e União Nacional dos Estudantes (UNE) com objetivo de oferecer uma vivencia com a rede pública para os alunos dos cursos de área da saúde.

Em Mato Grosso o Ver-Sus começou a ser organizado em 2013 e tem duas equipes de organização do evento. No início do ano, o projeto foi realizado em Cuiabá e Várzea Grande quando os universitários tiveram oportunidade de conhecer mais sobre a política adotada para a Saúde Mental em Mato Grosso.

Agora o desafio do Ver-Sus é trazer a Saúde Indígena para o foco das discussões. Para tanto eles vão visitar a reserva São Marcos nesta sexta-feira e já tiveram contatos com a Funasa. A etnia xavante é uma das maiores do Brasil com 12 mil índios. “Será um momento especial para gente colocar a saúde indígena no centro das discussões”, explicou um dos organizadores do projeto.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »