Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/12/2016 às 17h31min - Atualizada em 08/12/2016 às 17h31min

Governador recebe crianças do projeto Bombeiros do Futuro

Agência da Notícia
Agência da Notícia

Os jovens do projeto social Bombeiros do Futuro tiveram uma tarde especial nesta quarta-feira (07.12). Trinta e três alunos de Cuiabá e Várzea Grande visitaram o secretário de Segurança Pública Rogers Jarbas e o governador do Estado, Pedro Taques, que apresentou o seu gabinete às crianças e adolescentes que estão na 18º edição do projeto.

“Hoje realizamos a atividade conhecida como visita guiada, que faz parte da grade curricular dos alunos no projeto. Nela, conhecemos várias instituições públicas e privadas”, disse o coordenador de articulação e integração comunitária, 2º tenente BM Amir de Souza.

A primeira parada da visita foi na Secretaria de Segurança Pública (Sesp) onde, acompanhados pelo secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Júlio Cesar Rodrigues, e outros profissionais das duas instituições, as crianças conheceram o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Na central, as imagens do videomonitoramento de Cuiabá e Várzea Grande chamaram a atenção dos jovens, que não tiraram os olhos das telas que mostravam o movimento das principais ruas e avenidas das duas cidades.

O Palácio Paiaguas foi a segunda parada da garotada. Lá, o governador Pedro Taques recebeu os jovens para um bate-papo em seu gabinete. Os alunos aproveitaram o encontro para presentear o governador com um conjunto do uniforme do Bombeiros do Futuro.

A aluna Aparecida dos Santos, de 12 anos, moradora do bairro Jardim Colorado, comentou as atividades que mais gosta no projeto.

“Gosto das aulas de ordem unida, das atividades sobre afogamento e dos passeios, como o de hoje, que foi muito bom”, disse.

“Esta oportunidade representa uma cidadania a elas, trazendo-as para conhecer as instituições. Isso será marcante na vida dessas crianças, porque elas tiveram a oportunidade de verificar que é possível ser um cidadão do bem”, disse o secretário Rogers.

O projeto

O Bombeiros do Futuro está na sua 18ª edição em Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo, 120 crianças e adolescentes fazem parte do projeto nas duas cidades. Os alunos estão distribuídos em três pelotões que ficam nos bairros Pedra 90 e Jardim Colorado, em Cuiabá, e Figueirinha, em Várzea Grande.

A edição tem a duração de 12 semanas, com aulas aos sábados e uma grade curricular que contempla vários conhecimentos como: educação ambiental e para o trânsito, prevenção ao uso de drogas e navegar com segurança na internet.

Também são apresentadas disciplinas que são especificas do Corpo de Bombeiros, como: noções de primeiros socorros e salvamento aquático, hinos e canções, ética e cidadania.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, o projeto também é realizado nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Nova Xavantina e Barra do Garças.

“Há um esforço nosso de contribuir para a redução da vulnerabilidade social. Uma espécie de prevenção primária para que coloquemos os jovens em um sistema de valores que possam contribuir com a formação de cada um como cidadão’”, disso o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Júlio Cesar Rodrigues.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90