Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/07/2014 às 18h17min - Atualizada em 28/07/2014 às 18h17min

Cinema Indígena: projeto de extensão da UFMT é contemplado com recursos do MEC

Patrícia kolling
Reprodução

O projeto Cineclube Roncador: fortalecendo o protagonismo indígena da comunidade Xavante, por meio de narrativas audiovisuais, elaborado por docentes da UFMT/Campus do Araguaia, foi selecionado pelo edital do Programa de Extensão Universitária (Proext 2015) para receber recursos financeiros visando sua realização para o próximo ano. O programa proporciona incentivo e fomento a Extensão Universitária e foi criado em uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Cultura (MinC).

Através da capacitação e instrumentalização para as tecnologias audiovisuais, o projeto pretende criar mecanismos para tornar os indígenas autores de suas narrativas, possibilitando que estes apresentem suas experiências sócio culturais, lutas políticas e identitárias, a partir de suas experiências de vida, por meio de uma linguagem universal, o documentário.

As comunidades escolhidas para participar da iniciativa são as aldeiasSão Marcos e Namunkurá, localizadasna Terra Indígena São Marcos,a aproximadamente 130 km do Campus da UFMT - Barra do Garças/MT.“Esperamos que as produções audiovisuais possam contribuir para a valorização das culturas e memórias dos povos indígenas e das identidades étnicas”, acredita o coordenador do projeto, professor Gilson Costa.
A ação é interdisciplinar e envolve professores e estudantes dos cursos de Jornalismo e de Geografia, da Universidade Federal de Mato Grosso - campus Araguaia. Sua coordenação é formada pelos professores Gilson Costa, Patrícia Kolling, Magno Silvestri e Marcos Torres.

O início do projeto está previsto para fevereiro de 2015, quando a equipe iniciará a vivência nas aldeias, a exposição de filmes e realização de oficinas para capacitação dos jovens indígenas. Como resultado final, o projeto prevê a produção de cinco documentários de média metragens, exibição nas comunidades e uma Mostra de Vídeo que será realizada na cidade de Barra do Garças. O projeto deixará como legado, equipamentos de produção audiovisual que poderão ser utilizados pelos indígenas para produção de outros filmes. Para a realização dos trabalhos, está previsto o repasse de R$ 98.080,00.

No total, a UFMT teve dois programas e dois projetos contemplados com recursos. Os programas contemplados têm como títulos “Transporte rodoviário de toras e madeira bruta: prevenção de acidentes de trânsito”, coordenado pela professora Mariana Peres de Lima, e "Educação Patrimonial no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso", coordenado pelo professor Renilson Rosa Ribeiro. Já os projetos, além do Cineclube Roncador, também foi beneficiada a ação “Clínica de Direitos Humanos e Meio Ambiente da UFMT”, coordenado pelo professor Patryck de Araújo Ayala.

_______________________________________________________________
Fotos Ilustrativas: 01 -Cineasta indígena, durante oficina de documentário
02 -.Cineasta indígena, durante oficina de documentário
03 -Corrida de tora, ritual da cultura Xavante.

Mais informações com Gilson Moraes, fone 66 8118 2947 ou Patrícia, 66 81056800
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »