Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/09/2014 às 12h41min - Atualizada em 22/09/2014 às 12h41min

São Félix do Araguaia terá posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos

CenárioMT Do G1 MT
Reprodução

Mato Grosso terá três novos postos de recebimento de embalagens de agrotóxicos nos municípios de Gaúcha no Norte, Colniza e São Félix do Araguaia. Os produtores do estado entregam cerca de 98% das embalagens vazias para 17 postos de recebimento (que recebem as embalagens a granel) e 15 centrais de recebimento (que recebem, fazem a segregação e compactação das embalagens). Com as novas unidades, serão 20 postos de recebimento até o final do ano no estado.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), João Cesar Rando, a implantação de novos postos acompanha o crescimento da agricultura em novas fronteiras agrícolas. “Seguimos a expansão de acordo com a demanda e a informação é de que sejam plantados pelo menos 300 mil hectares em pastagens degradadas, principalmente nas regiões do Araguaia e norte do estado”, afirma.

O estado é o maior receptor de embalagens vazias de agrotóxicos do país, sendo responsável por 24% do volume de embalagens recolhidas no país, devido à sua expressiva produção agropecuária. Até julho de 2014, o inpEV recebeu 6,6 mil toneladas de embalagens vazias, o que representa 5% a mais que o mesmo período de 2013, quando foram recolhidas 6,2 mil embalagens.

Os municípios de Sorriso, Rondonópolis e Primavera do Leste estão entre os três municípios do estado que mais recolhem embalagens em volume, aproximando-se de mil toneladas.

Rando explica que o agricultor tem até um ano após a compra para entregar as embalagens a um dos postos do inpEV. Já a indústria tem mais um ano para transformar e dar outro destino ao plástico. A parte plástica das embalagens recolhidas em Mato Grosso é processada em uma empresa recicladora que fica na capital Cuiabá e transformada em tubos corrugados, usados posteriormente na construção civil. “O que é interessante, pois gera emprego no próprio estado”, ressalta.

Praticidade

Até o final do ano, os produtores rurais poderão agendar a entrega de embalagens vazias de agrotóxicos pela internet, por meio de um site. A ferramenta on –line chamada Adev (agendamento de devolução) deixará de ser um projeto-piloto e será implantada em 35 unidades até o final de 2014, sendo até o próximo ano deve funcionar das 112 unidades de recebimento. “Em Mato Grosso, todas as 15 unidades deverão estar com o sistema implantado até o final de 2014”, informa o presidente do inpEV.  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90