Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
17/04/2015 às 13h12min - Atualizada em 17/04/2015 às 13h12min

Prefeitura enfrenta problemas para construir aterro sanitário

Agência da Notícia com Redação
Agencia da Noticia

A prefeitura municipal de São José do Xingu está enfrentando problemas para dar início ao projeto do atero sanitário do município. A informação foi confirmada esta semana ao Agência da Notícia pela prefeita Raquel Campos, que disse já ter avaliado cerca de dez áreas na zona rural, mas que nenhum dos proprietários quis vender.

"A prefeitura tem um prazo para executar essa obra, mas está bastante complicado, os fazendeiros acreditam que um lixão próximo, desvalorizaria a propriedade, mas o que vamos desenvolver é um aterro sanitário, cumprindo todas as determinações do Ministério do Meio Ambiente, e isso é bem diferente", explicou a gestora.

O impasse não está prejudicando a coleta, que hoje é encaminhado a um lixão, que funciona em uma área particular a aproximadamente seis anos, mas segundo a prefeita, o dono pediu o área de volta e o executivo precisa providenciar uma nova localidade.

Caso não encontre uma para venda, a saída seria a desapropriação.

Aterro sanitário é um local destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, e também resíduos sólidos retirados do esgoto. A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90