Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/05/2015 às 00h07min - Atualizada em 08/05/2015 às 00h07min

Promotora manda transferir leão doado a ong de Barra do Garças

Ronaldo Couto
Amigos dos Animais / Facebook Depois de 7 meses, leão terá que ir embora

O leão Gulliet que foi doado a uma ong de Barra do Garças em novembro do ano passado e se tornou uma atração entre crianças e adolescentes terá que ir embora da cidade. A decisão tomada pelo Ministério Público, quinta-feira (7/5), deixou muita gente triste principalmente os colaboradores da ong Amigos dos Animais do ambientalista Francisco Garrincha.

O animal chegou magro e solitário porque havia perdido a mãe (uma leão de mais de 20 anos) e passou a ser cuidado com muito carinho pela ong com várias doações. Logo o animal recuperou o peso e come em média 7 quilos de carne por dia. Um cercado de 450 metros foi construído com investimento de R$ 40 mil para oferecer uma moradia mais digna para o leão. 

Só que todo esse esforço, infelizmente, não deu em nada. Na manhã de quinta-feira, a ong do Garrincha foi oficializada da notificação recomendatória da promotora Helen Ulian Kuriki pedindo a transferência de Gulliet com alegação de que a ong do Garrincha está interditada e não poderia ter recebido o leão. A recomendação pede ao escritório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) de Barra que tome providência para transferir o leão.

Essa recomendação da promotora poderia até mesmo ser questionada, porém os ambientalistas resolveram acatá-la. O ambientalista Garrincha não quis nem gravar entrevista sobre o assunto.

“Nós gostaríamos de ficar mais o leão, mas o Ministério Público e a Sema tomaram essa decisão e temos que acolher”, explica a veterinária Regiane Montechi Costa, colaboradora da ong.

Mesmo sentida com a recomendação, a veterinária entende que a transferência será boa para o leão que terá a conviver com outros da espécie. “Gulliet será levado embora terça-feira. Vamos aproveitar e convidar as pessoas que queiram se despedir dele que aproveitem esse final de semana para visitarem o recanto dos animais do Garrincha”, completou Regiane.

A história deste leão com Barra e principalmente o Garrincha começou no ano passado quando o animal foi doado pelo circo Zanchettini que tinha o compromisso de arrumar uma fêmea para o Gulliet que tem 18 anos.

A transferência do leão repercutiu na Barra com várias pessoas contrariadas porque o Ministério Público demorou a tomar essa decisão e muita gente se envolveu com a história do leão. Gulliet será levado para reserva denominada Rancho dos Gnomos em Cotia-SP espaço mantido com a contribuição de artistas famosos como Sabrina Sato e Grazielli Massafera. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90