Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/05/2015 às 13h45min - Atualizada em 30/05/2015 às 13h45min

Servidores da Comarca de Barra do Garças aprovam ginástica laboral

TJ-MT
Reprodução

Entre um processo e outro, na correria do dia a dia, os servidores da Comarca de Barra do Garças, fazem, três vezes por semana, uma “paradinha” de 10 minutos, no meio do expediente, para esticar braços, pernas, movimentar os pés, cabeça, pescoço, respirar fundo e relaxar. No começo muitos acharam estranho, mas, aos poucos, a chamada ginástica laboral caiu no gosto dos servidores e hoje a “paradinha” é esperada por técnicos judiciários, analistas e até mesmo pelos próprios magistrados, que fazem questão de participar.

 Após a realização do processo seletivo para credenciamento de fisioterapeuta, aberto em todas as comarcas do interior do Estado, a Comarca de Barra passou a contar com este serviço, que vem sendo bastante elogiado.

“Era um sonho antigo nosso ter a ginástica laboral. Assim que soubemos que poderíamos fazer o processo seletivo imediatamente corremos atrás de tudo. Com pouco mais de quarenta dias funcionando, já conseguimos perceber o grau de satisfação dos servidores. O número de reclamações com relação a dores na cabeça, coluna e no corpo diminuíram. Durante a ginástica aprendemos também a sentar corretamente. A postura melhorou e a integração da equipe também”, afirma Elizangela Nunes de Oliveira Schweig, gestora-geral do Fórum de Barra do Garças.

A técnica judiciária Edina Margareth Ferreira Moraes, que trabalha na Segunda Vara Criminal da comarca, diz que sempre foi uma pessoa totalmente sedentária e que a ginástica laboral está ajudando a mudar a rotina.

“No começo não conseguia nem encostar as mãos no chão. Não fazia nenhum tipo de atividade, e hoje faço questão de participar de todas as sessões de ginástica laboral e ainda faço aula de zumba (rs....). Me sinto mais disposta para trabalhar. Os exercícios mexem com tudo. Não tenho mais dores no pescoço. Quem ainda não participa recomendo: faça e urgente”., ressalta Edina.

Quem também não fica de fora da “paradinha” é o analista judiciário José Fernando Carvalho Santos, que trabalha na Vara Especializada dos Juizados Especiais. “Acho a ginástica muito importante. Tinha muitas dores na coluna e no pulso, que melhoraram muito depois que comecei a fazer os exercícios passados pela fisioterapeuta. Além disso, essa parada quebra a rotina, melhora o clima de trabalho e ajuda na interação. Faço questão de participar”, assegura.



A fisioterapeuta Daianne Camargos da Silva afirma que os servidores abraçaram a novidade e aqueles que no início tinham certa resistência hoje são os primeiros a participar.“No começo perguntavam se era necessário participar. Fui falando da importância de fazer os exercícios para prevenir as chamadas lesões ocupacionais, e foram entendendo a importância”, destaca.

Ela explica que muitas vezes as pessoas acham que a ginástica laboral não tem muito efeito, mas isso não é verdade. “A ginástica melhora a circulação, relaxa o corpo, traz descontração e ajuda na integração e na comunicação da equipe”.

No Fórum de Barra do Garças são quase 200 servidores que trabalham em 20 salas. A ginástica é oferecida a todos. “A participação é muita boa. Os magistrados, quando não estão em audiência, também fazem questão de participar. A interação é muito positiva entre todos. Até mesmo o clima de trabalho melhora”, afirma a gestora.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90